Falar de nós


A minha colaboração com o Teatro da Rainha soma, neste momento, 25 peças. Ao longo de todos estes trabalhos —na verdade, desde o primeiro de todos eles— o som tem sido uma dimensão desta nossa cooperação a merecer um cuidado e uma preocupação muito especiais. Do Falatório do Ruzante (a primeira para a qual concebi a música e aquilo que mais tarde começaríamos a designar por “cenário acústico”) até este Fernanda, quem falará em nós, os últimos?, o som é uma marca presente, que faz parte intrínseca do rigor e inovação que distinguem a actividade da companhia.  
Posso dizer que, no decurso desta já longa colaboração, nos defrontámos com todo o género de desafios, no plano estilístico, formal e, bem entendido, funcional e operacional. O suficiente para termos desenvolvido uma ideia precisa, rica, concreta e muito bem fundamentada e algo rara do papel do som no teatro, hoje, da sua pragmática e da sua economia. 
Neste arco de quase 30 anos, o que fomos produzindo oscilou entre o trabalho de natureza mais ou menos convencional, passando — diria, culminando — com desenvolvimento de um conceito, de que não possuiremos certamente o certificado de paternidade, mas que ninguém, como nós, explorou em Portugal: o que acima designei de “cenário acústico”.  Foi em 1988 que, pela primeira vez, usei esta expressão, a propósito do trabalho levado a cabo para a peça O Menino Rei
O que verdadeiramente distingue o envolvimento sonoro desta  peça Fernanda, quem falará em nós, os últimos? é, não o estilo, a natureza específica do material sonoro ou o papel do som desta nova produção, mas a estratégia de trabalho, a anunciar novos caminhos possíveis, a sugerir papéis menos convencionais e alternativas à “especialização”, quem sabe a antever uma nova era que eu deseejaria ver despontar. Para efeito da folha de sala, as funções serão as mesmas, mas o processo de trabalho foi tudo menos convencional. 
Um processo pouco convencional para uma peça, também ela, pouco convencional. 
Fernanda, quem falará em nós, os últimos? é uma evocação de Fernanda Alves, a grande actriz portuguesa desaparecida em 2000, feita a partir de uma montagem de textos alegóricos, ancorados em torno de Fernanda (2000), o livro-luto de Ernesto Sampaio, marido da actriz, que faleceu menos de um ano após a morte da sua mulher. Cruzei-me com a Fernanda Alves, profissionalmente, uma única vez, em 1994, na peça Tudo bem o que bem acaba, de W. Shakespeare, produzida pelo Cendrev. O suficiente para guardar dela uma memória viva. Admirei-lhe o talento e a coragem física. Este trabalho faz-me agora cruzar também, com a experiência dolorosa do autor, nas suas muitas interrogações, fruto de experiência própria.

Habitualmente, o trabalho de criação sonora para teatro funciona no seio de um espaço triangular definido por três vértices (*). Um dos vértices é dado pelo encenador, de acordo com as suas necessidades de preencher determinadas funções dramatúrgicas ou de operação do espectáculo. O outro, é dado pelo próprio compositor ou designer sonoro que concebe música ou envolvimentos sonoros para a sua versão dramatúrgica do texto. Uma outra, finalmente, pode decorrer do autor, de solicitações do próprio texto, didascálias, canções, música ou outros elementos e referências sonoras explícitas, indicados no texto. 
No caso em que exista uma divisão total do trabalho, acompanhado de desconhecimento da natureza profunda do contributo de cada membro da equipa pelo trabalho dos outros, numa situação limite, o encenador (o realizador, o coreógrafo ou outro) pode ignorar a natureza do som e atender apenas a factores de índole funcional nas solicitações que faz ao compositor ou ao designer sonoro. O risco nesta situação é o de pode estar a comprometer a sinergia criada pela introdução deste elemento. Facto que pode perturbar ou contrariar mesmo o sentido dramatúrgico de um texto. O mesmo se pode passar no caso em que seja dada ao compositor carta branca sobre as decisões relativas à música, no caso de este não entender o seu papel no contexto em que trabalha ou em que não lhe sejam atribuídas quaisquer fronteiras. O  resultado poderá ser o da adulteração total do sentido dramatúrgico do texto. A música tem o poder de subverter qualquer leitura feita previamente. Não nos faltam exemplos disso.
Na prática, contudo, o resultado do trabalho com o som em teatro situa-se habitualmente no seio de um triângulo definido por aqueles três vértices. Ou seja, o resultado final estará sempre dentro das fronteiras do triângulo, mais ou menos afastado do seu centro geométrico, dependendo das necessidades do encenador, da maitrise do compositor e dos constrangimentos específicos do texto ou outros. A sua localização exacta dentro deste triângulo é fruto da definição dos vértices. Esta é a situação tradicional.

No caso de Fernanda, quem falará em nós, os últimos?, passou-se, contudo, algo de novo. Não existia uma definição prévia de um modelo de intervenção sonora, nem foram reconhecidos a priori pontos onde essa intervenção devesse ter lugar. Houve uma primeira interpretação sonora do texto, de que resultou a criação de objectos sonoro-musicais que constituiram uma espécie de “bolsa” à qual se foi recorrendo à medida que o trabalho foi evoluindo. Foi depois feita uma interpretação textual do som, a partir do conteúdo dessa “bolsa”. O trabalho de encenação evoluiu também  em função desses objectos, ditou a sua continuidade ou a sua rejeição.. Novos objectos tiveram de ser concebidos, de acordo com a evolução do processo de ensaio. O resultado final foi um trabalho concretizado, como habitualmente, com grande exigência, enorme apuro técnico e rigor sem compromissos, mas sem hierarquia e sem “especializações” a ditar-lhe os contornos. Uma espécie de post escrita colectiva, feita de iterações, de experiências e de léxicos variados.
Uma forma de trabalho só possível, é certo, como consequência da enorme cumplicidade, empatia e pela óbvia admiração mútua existentes entre os operários deste projecto — esta forma de trabalho tinha já sido esboçada noutras peças, como Estação Inexistente, por exemplo—, que produziu um resultado deveras supreendente. Uma experiência fora dos cânones (até dos nossos cânones pouco canónicos), inovadora.
Fernanda, quem falará em nós, os últimos? é uma coprodução do Teatro da Rainha com o Teatro Nacional de São João e estreia no próximo dia 22 no Mosteiro de São Bento da Vitória.



(*) De um modo geral, a fórmula é equivalente para as outras especialidades envolvidas na criação teatral e válida também para outras formas de criação artística colectiva como o cinema, video ou a dança, por exemplo.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

OVNIS e a Lei dos Vasos Comunicantes

Não há coincidências (dois em um)

Uma mulher, num carro, a beber café (das notas de programa e algumas notas adicionais)